A repercussão do caso de agressão de jornalistas em Brasília, causou comoção na sociedade. O ministro Marcos Antônio Amaro, que atua no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) realizou uma solicitação de averiguação do caso.
“Será aberta uma sindicância investigativa para apuração dos fatos e, a partir dela, outros procedimentos apuratórios poderão ser instaurados. Antes de tudo, lamentamos o ocorrido”, disse em entrevista ao UOL Notícias.
Para ele a ação deve ser analisada de maneira cautelar, o gabinete em que atua visa equiparar sobre os acontecimentos que causaram danos aos comunicadores .
“O GSI tomará as providências para esclarecer os fatos e verificar excessos na conduta dos agentes encarregados da segurança no evento.”
Sobre a atuação dos seguranças ele menciona que os profissionais visam a efetivação de proteção de autoridades.”Os agentes de segurança intervieram no intuito de garantir a saída segura das autoridades presentes”, afirma.
Os casos de agressões informados pelas vítimas, em que apontaram o delito por parte da segurança do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O ministro falou sobre a participação dos profissionais na segurança do contratante. “Tinha seus agentes de segurança lá também, mas não naquela linha de homens que faziam a contenção, pois não caberia a eles fazer isso”, explicou.