O ministro das Comunicações desembarcou na manhã desta quarta-feira (04), no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. O estado já conta com 465 antenas instaladas.
Por Luis Fernando Amaranes | Publicado em 04/11/2020 às 14H44
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, visitou o Piauí, na manhã desta quarta-feira (04), para a entrega de dez pontos de internet em sete municípios. O estado conta com mais de 645 antenas instaladas por projetos da pasta em parceria com a Telebras. No Brasil, são mais de 12 mil instalações em cerca de 3 mil cidades.
Em entrevista, Fábio Faria disse que a maioria dos pontos ficam em escolas rurais, unidades de saúde e praças públicas do Norte e Nordeste, regiões que têm mais deficiência na internet.
“O presidente Jair Bolsonaro assumiu ano passado com 80% do Brasil com internet, mas 20% sem acesso, são 40 milhões de pessoas que não têm internet ainda. E nós vimos na pandemia [da covid-19] a importância que a internet tem. Virou um serviço essencial para o Brasil, as pessoas estudando e trabalhando de casa, visitando muitos parentes mais velhos que não poderiam ter contato. Imagina essas pessoas que não têm internet?”, disse ao desembarcar no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina.
Os municípios que recebem hoje (04) internet gratuita são Picos, Parnaíba, Oeiras, Floriano e Teresina. O ministro cumpre a agenda também em Piripiri e Pedro II para lançamento dos novos pontos de conexão no estado.
O ministro explicou ainda que as conexões são via fibra ótica ou por satélite, com antena da Telebras. Pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Acesso ao Cidadão (Gesac), o governo federal oferece internet de 10 mega de velocidade em locais específicos. Já o Wi-Fi na Praça, lançado em agosto deste ano, permite a colocação de antenas em espaços públicos de grande movimentação.
O Piauí é o quarto estado a receber o programa. Os outros contemplados são Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará.
Discussão sobre este post