Devido aos questionamentos instaurados pelo presidente Lula, o mesmo fala que os ministros do seu governo estão proibidos de estipular planos. Tudo o que indica é que depois dos eventos que devem ser realizados ainda neste período e aproveitou para informar aos colaboradores as tarefas que os designou.
O presidente informa que, os ministros devem realizar as atividades planejadas pelo governo. “Nós vamos lançar, até o fim do mês, todos os projetos que vamos ter de investimentos em infraestrutura, educação, até o final do mandato. Porque a partir dessas reuniões vai ficar proibido ministro ter ideias. A partir daí os ministros têm que trabalhar para executar o que nós já decidimos. Porque senão todo mundo tem uma ideia todo dia e essa ideia não é colocada em prática. E o governo tem que ser menos teórico e mais prático, porque é isso que o povo deseja.”
Sem a aprovação do Congresso, Lula, aproveita o momento elogia Alexandre Padilha. “Em hipótese alguma. O Padilha é o que o país tem de melhor na articulação política. O fato de você muitas vezes acertar ou errar, nós temos que pensar o que aconteceu. Quando você governa, faz um acordo com a Câmara ou o Senado sobre a aprovação de uma medida e tem que cumprir alguma coisa, você tem que cumprir.”
O governante aproveitou o momento, e criticou aqueles que estão não estão buscando melhorias aos projetos indicado pelo governo. “O que estão se queixando os deputados? De que o governo tarda a atender as reivindicações. O cara quer participar de um ministério, tem um funcionário que ele indicou e é tecnicamente competente. Se você concorda com ele e prometeu, você tem que fazer. Não pode prometer e não fazer”.