O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (2), em Salvador, que o sistema de pagamentos instantâneos Pix deve continuar em funcionamento e ser aprimorado. A declaração foi feita após críticas ao modelo brasileiro em um relatório comercial dos Estados Unidos.
Durante o evento, Lula destacou que o sistema, criado pelo Banco Central do Brasil, atende à população e não será alterado por pressão externa. Segundo ele, a ferramenta trouxe benefícios ao facilitar transações financeiras no país.
O documento do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos aponta preocupações de empresas norte-americanas com uma possível vantagem ao Pix em relação a outros meios de pagamento. O relatório menciona que o Banco Central participa diretamente da criação, operação e regulação do sistema.
O tema também já foi alvo de questionamentos anteriores pelos Estados Unidos, que abriram investigação sobre práticas comerciais brasileiras. Na época, o governo brasileiro afirmou que o Pix busca garantir segurança e não discrimina empresas estrangeiras, destacando ainda que outros países também estudam sistemas semelhantes.









