Lula fez hoje a primeira agenda oficial como presidente no Palácio do Planalto em seu terceiro mandato. Ele se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
O presidente está despachando no Planalto desde ontem (3) à tarde, depois que o palácio passou por uma varredura de praxe da PF (Polícia Federal).
A inspeção, feita pela PF sempre que há troca de mandatos, busca principalmente escutas ou eventuais problemas de infraestrutura. A varredura começou pelo terceiro andar, onde fica a presidência, e deverá passar por todo o prédio ainda nesta semana.
Pessoas próximas relataram que Lula não gostou de algumas mudanças feitas por Jair Bolsonaro (PL) e pediu algumas mudanças, que estão sendo realizadas.
Também houve um problema em relação a fechaduras. A antiga administração teria deixado algumas portas de acesso trancadas, sem chave, e o novo grupo teve de realizar a troca. O mesmo procedimento também será feito no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Por enquanto, Lula segue hospedado em um hotel na Asa Sul, sem previsão para que se mude.