Durante uma reunião ministerial realizada na última quinta-feira (8) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o que considera sinais positivos na economia brasileira. Lula afirmou que os números econômicos atuais oferecem mais razões para otimismo do que em qualquer outro momento dos governos anteriores.
O presidente afirmou que tem mantido diálogos constantes com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outros membros de sua equipe econômica. “Eu acredito no que estamos fazendo, e acredito que os nossos números até agora são todos positivos, apesar da perspectiva de uma crise internacional que o dólar vem causando no mundo inteiro”, disse Lula.
Lula também enfatizou que, apesar das dificuldades econômicas globais, o Brasil tem conseguido manter um cenário favorável. “Estamos em uma situação boa: o emprego está crescendo, os salários estão aumentando, a massa salarial está crescendo, e a inflação está totalmente equilibrada. Esse é um dado muito importante”, declarou o presidente.
Esta reunião foi a segunda realizada no Palácio do Planalto em 2024. No final de julho, Lula havia expressado um otimismo semelhante em um pronunciamento em rede nacional, onde fez um balanço dos 18 meses de seu terceiro mandato. Na ocasião, o discurso do presidente foi criticado por opositores, que consideraram a mensagem uma peça publicitária desconectada da realidade enfrentada por muitos brasileiros.