A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) de 2025 foi apresentada na Assembleia Legislativa, pelo secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, durante uma reunião da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. A LOA 2025 prevê mais de meio bilhão de reais em recursos federais em investimentos em obras hídricas, como a Barragem Nova Algodões e a Adutora de Jaicós, além de recursos para o metrô de Teresina e para a construção de maternidades em cidades do interior.
Washington Bonfim afirmou que estão previstos mais de R$ 500 milhões provenientes de repasses federais. Ele explicou que, no final do ano passado, o governo estadual e a bancada federal firmaram diversos convênios e contratos com órgãos do governo federal. “Estamos atualmente cumprindo a burocracia necessária para a liberação desses recursos, de modo que as obras possam ser iniciadas em 2025”, afirmou o secretário.
O deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB), presidente da Comissão, destacou que a reunião teve como objetivo esclarecer questões relacionadas ao orçamento proposto e enfatizou a importância do diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo na elaboração da peça orçamentária. “Além disso, teremos uma audiência pública que permitirá à população entender como serão aplicados os recursos no próximo ano”, acrescentou.
Felipe Sampaio também anunciou que, no próximo dia 12 de novembro, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o projeto da LOA 2025, com a participação de representantes de todos os poderes, sindicatos e entidades da sociedade civil. A votação da lei está prevista para ser concluída até o dia 16 de dezembro.