A bancada do Partido Progressistas (PP), indicou o deputado Júlio Arcoverde (PI), para comandar a Comissão Mista de Orçamento (CMO), no Congresso Nacional em 2024. A indicação ocorreu durante reunião nesta quarta-feira (13), comandada pelo Dr. Luizinho (PP-RJ). O colegiado é o responsável por analisar e aprovar as regras para gastos públicos, créditos extraordinários e o Orçamento de cada ano.
Em suas redes sociais, o parlamentar agradeceu a confiança e a indicação para liderar o colegiado.
“É uma honra assumir a presidência da CMO, representando meu amado estado do Piauí e meu partido Progressistas. Estou totalmente dedicado a essa missão e atuarei com responsabilidade para garantir que a CMO desempenhe seu papel de forma eficaz. Temos muito trabalho pela frente”, declarou o deputado.
A CMO é formada por deputados e senadores, e discute a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as regras do Orçamento, e os próprios gastos do ano seguinte. O colegiado é um dos mais importantes da Casa, porque tem a função de definir a divisão dos recursos federais para ministérios e para emendas. O presidente tem influência direta na discussão, embora o relator seja o responsável por elaborar o projeto do orçamento. A comissão vai ser instalada depois da Páscoa, quando serão nomeados todos os seus integrantes.