O deputado Gustavo Neiva( Progressista ) falou na manhã desta quarta-feira (23/08), no Plenário da Assembleia Legislativa, sobre a situação financeira dos municípios piauienses, diante das quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em julho deste ano, ocorreu uma redução de 30% nos repasses do FPM e que, a partir de 30 de agosto, a previsão é que os municípios recebam 50% a menos do valor que era repassado no mesmo período, no ano passado.
O parlamentar ressaltou que esteve com o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM )e ele falou da preocupação de todos os prefeitos piauienses.
“Em agosto deste ano, em comparação ao ano passado, as prefeituras 0.6 que são a grande maioria das prefeituras do estado do Piauí, tiveram uma perda de 600 mil reais a menos no FPM dessas prefeituras e isso inviabiliza qualquer gestão”, declarou.
Disse ainda que os prefeitos que estavam pagando em dia os salários dos servidores e seus fornecedores, se preocupam em atrasar salários e precisar demitir servidores diante da queda desses repasses aos municípios piauienses.
“A gente vê com muita preocupação a situação desses municípios, inclusive dia 30 de agosto haverá uma grande manifestação dos prefeitos, aqui na Casa do povo e pedimos o engajamento da bancada federal para que possamos fazer essa mobilização para sensibilizar o governo federal da necessidade e ver com bons olhos esses repasses condicionais”, afirmou.
Finalizou seu discurso pedindo o repasse das emendas parlamentares, especialmente na saúde, educação e assistência social. Disse que tem municípios do Piauí que receberam essa emenda responsável pelo custeio da saúde pública, no ano passado, esse ano ainda não vira a cor do dinheiro dessas emendas que custeiam a saúde pública.