O governo federal oficializou nesta quinta-feira (2) a realização das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, em todos os estados brasileiros no próximo domingo (05).
A decisão ocorre apesar das preocupações decorrentes das fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul. Em meio a uma situação de calamidade, o governo tem monitorado de perto a logística para a realização do certame na região. Nas redes sociais, candidatos que farão as provas no Rio Grande do Sul expressaram preocupações quanto à segurança e à viabilidade da realização do concurso.
O governador do estado, Eduardo Leite, e parlamentares gaúchos solicitaram o adiamento da aplicação das provas no estado, considerando o contexto de emergência. No entanto, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em nota oficial, confirmou a manutenção do cronograma e assegurou que serão tomadas medidas para garantir a participação dos candidatos gaúchos.
“O governo federal empreenderá todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em coordenação com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, afirmou o órgão.
Com mais de 80 mil candidatos inscritos no Rio Grande do Sul, distribuídos em dez cidades, incluindo áreas afetadas pelas chuvas como Santa Maria e Santa Cruz do Sul, o governo destacou a mobilização de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Forças Armadas para assegurar a normalidade na aplicação das provas, incluindo a possível desobstrução das rotas de acesso.
O CPNU é considerado o maior concurso já realizado no país, com 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas em todo o Brasil. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos estão inscritos para concorrer a 6.640 vagas em cargos públicos oferecidos por 21 órgãos públicos federais.