O governador Rafael Fonteles visitou, nesse último sábado (17), as instalações da empresa H2 Green Steel, em Boden, Suécia, que é a considerada a primeira siderúrgica de aço verde do mundo. A partir do ferro é produzido aço com o uso do hidrogênio verde, que é uma matriz energética 100% limpa. A ideia é replicar este tipo de cadeia siderúrgica no Piauí.
A indústria siderúrgica é responsável por 9% das emissões de gás carbônico no mundo. Com as condições necessárias para produzir aço a partir do hidrogênio, a produção é mais econômica e benéfica para o meio ambiente. O modelo de negócio pode ser aplicado no Piauí, com o minério de ferro de Piripiri e o escoamento através do Porto de Luís Correia, já incluso como prioridade no Plano Plurianual (PPA).
As visitas de Fonteles a empresas do ramo de transporte ultramarino e mineração europeias fazem parte do plano de ação para desenvolver a tecnologia do hidrogênio verde no Piauí. Além da Suécia, a equipe institucional visitou a Espanha, Alemanha e Inglaterra. “Este é um projeto gigantesco que utilizará o hidrogênio verde como matriz energética. É uma resposta a um grande desafio de todos os países do mundo, que buscam alternativas sustentáveis para a geração de energia”, destaca.
O governador acredita que o Piauí tem vocação para este tipo de produção. “Aqui, podemos ver com mais clareza como o Piauí, com todo o seu enorme potencial em energias renováveis, desponta como um parceiro importante nesse mercado. Estamos realmente muito animados com os resultados dessa missão e com as perspectivas que ela abre para nosso estado e para nossa gente”, acrescenta Rafael Fonteles.
A comitiva do Governo do Estado do Piauí foi recepcionada por Mikael Lindström, diretor de Relações Públicas, além de Malin Jonsson Fredriksson, a responsável pela Diretoria de Relações Públicas Globais para o Brasil.