A ordem de serviço para a construção da Barragem Nova Algodões, no Piauí, foi assinada pelo governador Rafael Fonteles em Brasília, com um investimento de R$ 240 milhões do Governo Federal, visa assegurar a segurança hídrica da região e garantir a perenidade do Rio Pirangi. A obra, que será executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), tem previsão de conclusão em dois anos e capacidade para armazenar 55,5 milhões de metros cúbicos de água, o reservatório beneficiará tanto a população urbana quanto rural de Cocal.
A infraestrutura da barragem incluirá uma parede de concreto, um sangradouro e um sistema de fundação para captar os recursos hídricos. Além de garantir água para consumo e atividades produtivas, como a agricultura irrigada e a piscicultura, o projeto também visa reduzir os riscos de enchentes, principalmente durante períodos de chuvas intensas.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que a obra é um marco para o desenvolvimento da região, assegurando um sistema de abastecimento sustentável, “São R$ 240 milhões de investimento do Governo Federal no Piauí, levando desenvolvimento e garantindo segurança hídrica”, ressaltou Fonteles.
Em sua fala, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou o que representa a Barragem Nova Algodões para a população do Piauí, “Este é um sonho do povo do Piauí liderado pelo governador Rafael e pelos senadores e deputados da bancada federal e, sobretudo, do compromisso do presidente Lula com o povo piauiense. Assinamos a ordem de serviço da Barragem Nova Algodões, é uma obra que está no PAC, cem por cento dos recursos serão garantidos e depois vamos comemorar esta conquista com a inauguração”, falou o ministro Waldez.
Com 274,18 hectares de área construída, o reservatório terá capacidade para controlar o fluxo de água, permitindo um uso eficiente do recurso em diversas atividades. A obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem previsão para ser entregue em dois anos.