O candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT), visitou, na manhã desta quarta-feira (28), o Balneário Curva São Paulo, localizado no Bairro Renascença, na Zona Sudeste da cidade. Novo conversou com alguns permissionários do local e apresentou suas propostas aliadas ao desenvolvimento sustentável para a região. Estiveram presentes, também, candidatos a vereador e apoiadores.
“Vou me dedicar a revitalizar a Curva São Paulo, que é um símbolo de Teresina. O espaço está largado e abandonado. O poder público não voltou aqui para ajudar essas pessoas. Estou aqui discutindo e ouvindo os permissionários para tornar esse lugar novamente atrativo e frequentado, pois é um espaço bonito, em que temos uma vista bonita do Rio Poti”, destacou Fábio Novo.
O Balneário Curva São Paulo é um espaço de lazer inaugurado em 2007. No mesmo ano, o local passou por uma enchente que trouxe prejuízos aos permissionários. As enchentes viraram rotina. Além disso, o balneário também enfrenta problemas como falta de iluminação, segurança e higienização, o que vem reduzindo ainda mais o número de frequentadores.
“A gente tem 15 anos de experiência aqui na Curva São Paulo e, até então, nunca fizeram movimento nenhum de revitalização. É importante que os candidatos olhem por nós, por ser um importante ponto de turismo da cidade. Parabenizo o Fábio Novo por ter vindo duas vezes conversar conosco. Aqui estamos precisando de iluminação, segurança e manutenção para que as pessoas se sintam seguras de visitar o espaço”, contou o permissionário Gilmar Paiva.
Criação de mais áreas verdes
O arquiteto Paulo Vasconcelos também esteve presente na visita. Responsável pelo projeto do Parque Vila Poty, localizado dentro do Polo Cerâmico Artesanal do Poty Velho, Vasconcelos iniciará, ainda nesta semana, o desenvolvimento de um projeto voltado para o desenvolvimento sustentável do balneário.
O plano de governo de Fábio Novo prevê a criação do Programa de Revitalização de Parques Ambientais e a implantação de novos parques em regiões como o Grande Dirceu.
“Estamos desenvolvendo um estudo que terá ações a curto prazo e, de forma gradativa, ações de médio e longo prazo. A recuperação da mata ciliar, a proteção do rio, a contenção de erosão e outros aspectos de preservação ambiental são questões primordiais em nossos projetos para uma Teresina mais verde. Existe a necessidade de um parque na Zona Sudeste”, explicou o arquiteto.
A sustentabilidade ambiental é uma prioridade entre as propostas de Fábio Novo. Ações urbanísticas serão feitas e adaptadas aos impactos das mudanças climáticas, incluindo a ampliação de áreas verdes, melhorias na infraestrutura de drenagem e programas de eficiência energética. As propostas conjugam a priorização do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Olha o que vem acontecendo na Amazônia, na capital federal, Brasília, que está tomada por fumaça. São muitas queimadas. Não podemos normalizar esses efeitos. Teresina aumentou nos últimos 70 anos dois graus. Precisamos de mais parques e áreas verdes. A Curva São Paulo será uma área verde, onde iremos plantar mais árvores e desenvolver um projeto de parque aqui”, concluiu Fábio Novo.