O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse durante o evento de retomada do programa “Mais Médicos” nesta segunda-feira (20), que o programa dará mais oportunidades para médicos que desejam atuar ocupando as devidas vagas e que estrangeiros também serão considerado caso precise.
O Programa foi criado pela Medida Provisória (MP) Nº 621, de 8 de julho de 2013, depois convertida na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com a finalidade de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa é uma forma de dar prioridade para brasileiros e com atuação de outros profissionais da área de saúde como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais nas equipes.
Além de ampliar o número de profissionais irá fornecer também investimentos para a construção e reforma de postos de saúde, melhorando a qualidade do Sistema único de saúde (SUS).
Vejam falas do presidente Luís Inácio lula da Silva, no que diz respeito ao programa:
“Queremos que todos os médicos que se inscrevam sejam brasileiros formados adequadamente. Se não tiver, vamos dar oportunidade a brasileiros formados no exterior ou estrangeiros que atuem no Brasil. Se ainda não tiver, faremos um chamamento para que médicos estrangeiros ocupem essa tarefa.”
Ele acrescentou: “O que importa não é saber a nacionalidade do médico, e sim a do paciente, que é um brasileiro precisando de atendimento.” Lula ressaltou que o programa foi essencial para pessoas das pequenas e médias cidades do país.
Tentaram acabar com o ‘Mais Médicos’, tentaram fazer uma imagem pejorativa do programa, e não tiveram sequer vergonha de pedir desculpa aos médicos cubanos que foram embora desse país depois de prestar um serviço extraordinário ao povo brasileiro”