Durante uma entrevista coletiva na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Dudu (PT) fez um alerta, enfatizando a urgência para que o Partido Verde (PV) apresente rapidamente os nomes de sua chapa proporcional de candidatos. Isso, ele enfatizou, é para evitar qualquer interrupção na estratégia destinada a promover a pré-candidatura do Deputado Estadual Fábio Novo (PT) para a Prefeitura de Teresina.
Até o momento, o PV anunciou apenas os nomes do vereador Neto do Angelim e Caio Bucar, ambos recentemente filiados ao partido para concorrer a vagas no Legislativo Municipal. O partido tem direito a seis vagas, com quatro nomes ainda a serem divulgados.
“No início, tínhamos uma proporcionalidade atualizada de vagas delineada nas atas fundadoras da federação, que se baseava no nível federal de deputados. No entanto, uma ata revisada chegou, garantindo que a proporcionalidade para aqueles que participam da federação seria baseada na eleição correspondente mais recente, ou seja, a de Teresina neste caso.”
“Nós não sabemos sobre o restante. Isso precisa ser definido logo, porque não vamos esperar. Este é um ponto pacífico dentro da executiva do PT. Qualquer um que esteja pensando em esperar até a convenção, na minha opinião, se estiver esperando até a convenção, terá uma surpresa desagradável porque não perderemos tempo com aqueles que querem atrapalhar a estratégia do PT”, comentou Dudu.
O parlamentar observou que a federação PT/PV e PC do B esperam que o PV apresente sua chapa de candidatos rapidamente para permitir um processo decisório ágil.
“Estamos esperando para que possamos tomar uma posição. Eu sempre disse que a federação deve ter uma postura reta, firme e coesa. Todos com o mesmo propósito. Não permitiremos que ninguém, nem de fora e, muito menos, de dentro, conspire contra o progresso que estamos fazendo com a pré-campanha de Fábio Novo”, acrescentou.
Em relação à distribuição de vagas, Dudu esclareceu: “Ficou distribuído da seguinte forma: o PT obteve 19 vagas, o PV obteve seis vagas, e o PC do B, se não estou enganado, obteve cinco vagas. O PC do B renunciou a três vagas, e o PT adquiriu essas vagas do PC do B. Então, temos essas 22 vagas.”