O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta sexta-feira (13/1) que o governo federal vai preparar um “pacote da democracia” com leis para fortalecer o combate a atos antidemocráticos e a segurança das sedes dos Três Poderes, depredadas durante os ataques terroristas de domingo.
Segundo Dino, Lula fará também um entendimento com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para aprovar as medidas, que devem incluir “quatro ou cinco” projetos de lei ou medidas provisórias, de acordo com o ministro.
“Nós estamos discutindo temas. Não há ainda uma definição do conteúdo. Isso dependerá do presidente Lula e do diálogo com os presidentes do Congresso”, declarou o ministro da Justiça. Entre as medidas estudadas estão aumentar a participação do governo federal na segurança das sedes dos Três Poderes, a escolha conjunta, entre o Governo do Direito Federal e o governo federal, do secretário de Segurança Pública do DF, a criação de uma guarda nacional permanente e projetos que visem combater a articulação de extremistas na internet.