Durante a sessão plenária desta terça-feira (12), os deputados Henrique Pires (MDB) e Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), enviaram proposições para que seja acrescido um inciso ao artigo 75 do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Piauí, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais. A intenção é que mulheres com sintomas graves associados ao fluxo menstrual tenham até três dias de licença.
Dr. Marcus Vinícius falou da importância dessa proposta. “É importante destacar os desconfortos que as mulheres enfrentam durante o período menstrual. Enquanto para algumas é apenas uma inconveniência leve, para outras, as dores podem ser incapacitantes. É alarmante ver como essas dores foram normalizadas pela sociedade, levando à negligência de condições sérias como a endometriose. Países como a Espanha já estão tomando medidas importantes, como oferecer licença médica para mulheres com cólicas menstruais graves. Essa é uma iniciativa que espero ver também aqui no Brasil, para garantir o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todas as mulheres no mercado de trabalho. Destacou o deputado estadual, Dr. Marcus Vinícius Kalume.
Henrique Pires justifica a proposta dizendo que “tratar as mulheres que têm sintomas graves associados ao fluxo menstrual é uma oportunidade para difundir informações a toda a população. Cerca de 15% das mulheres enfrentam sintomas graves, com fortes dores na região inferior do abdômen e cólicas intensas, que, na maioria das vezes, prejudicam sua rotina”, completou o parlamentar.