O deputado Antonio Brito (PSD-BA), líder do PSD na Câmara, anunciou nesta quarta-feira (13) a retirada de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Em entrevista ao lado de colegas de partido e do presidente do PSD, Gilberto Kassab, Brito declarou que apoiará o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para o cargo.
Brito explicou que sua decisão foi tomada com base em um consenso dentro do partido. “Foi uma posição majoritária da bancada. Temos o compromisso com o respeito à proporcionalidade da Câmara”, afirmou o parlamentar, justificando o apoio a Motta, candidato do bloco formado por MDB, PSD, Republicanos e Podemos.
Com a desistência de Brito, oficialmente restam duas candidaturas para a presidência da Câmara em 2025: a de Hugo Motta e a de Elmar Nascimento (União-BA). A disputa entre os candidatos promete ser acirrada, com apoio de diferentes blocos partidários.
A eleição para a Mesa Diretora ocorrerá no início de fevereiro, em data a ser confirmada. Na ocasião, sete cargos estarão em disputa, incluindo o de presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários.