O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) aproveitou seu discurso na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (09), para criticar duramente a postura da extrema direita, que tem propagado desinformações sobre um suposto “fim do PT”, após os resultados das eleições municipais de 2024.
Segundo Solano, a estratégia dos opositores tem mudado em relação aos pleitos anteriores. “A extrema direita, a bancada das fake news, está agindo de forma diferente este ano. Durante as eleições presidenciais, eles contestavam as pesquisas que indicavam a provável derrota do ex-presidente Bolsonaro. Mesmo depois da derrota nas urnas, tentaram um golpe fracassado. Agora, satisfeitos com o crescimento do PL nas eleições municipais, estão tentando declarar o fim do PT, o que é uma falácia”, afirmou o parlamentar.
O deputado ressaltou que, apesar do avanço de partidos como o PL, o Partido dos Trabalhadores mantém sua relevância, especialmente no Piauí, onde o partido mostrou força nas urnas. Merlong destacou que o PT foi o partido que mais elegeu prefeitos no estado, com um total de 682.638 votos, seguido por MDB (442.855), PSD (402.271) e PP (264.337).
Nos resultados para vereadores, o PT também se saiu bem, liderando com 448.767 votos, à frente de MDB (427.212) e PSD (375.839). No entanto, o MDB terminou como o partido que mais elegeu vereadores, com 542 cadeiras, enquanto o PT ficou logo atrás, com 522 eleitos.
Merlong Solano reforçou que, apesar das narrativas contrárias, o PT segue crescendo e se consolidando, principalmente em estados como o Piauí, onde tem conseguido se fortalecer politicamente.