O candidato à reeleição da presidência americana pelo Partido Republicano, Donald Trump, gerou polêmica durante um debate eleitoral. O ex-presidente afirmou que os animais nos EUA, especialmente em Springfield, no estado de Ohio, estavam sendo caçados e comidos por imigrantes haitianos.
Trump usou como prova de sua alegação uma postagem feita em uma rede social, onde um casal acusou os vizinhos haitianos de terem sequestrado sua gata de estimação. A postagem logo viralizou. Contudo, pouco tempo depois, foi descoberto que a gata, que havia fugido por conta própria, já havia voltado para casa e estava escondida no porão, um espaço comum nas residências americanas, geralmente abaixo do nível do solo, que pode ser utilizado para armazenamento ou como área de lazer.
Os donos do animal se pronunciaram publicamente sobre o caso e pediram desculpas aos vizinhos pela fake news e pelo transtorno que a informação havia causado. No entanto, Trump, mesmo com as provas de que a informação era inverídica, continuou usando a mesma como base para alegar “o perigo que os imigrantes representam”.
Eleições Americanas
As eleições presidenciais americanas acontecem no próximo dia 5 de novembro de 2024. Até as últimas pesquisas, a candidata dos democratas, Kamala Harris, está tecnicamente empatada, mas vence no estado da Pensilvânia.
O processo eleitoral nos EUA envolve primárias em diferentes estados, onde cidadãos votam para escolher delegados que, nas convenções nacionais, selecionam oficialmente os candidatos dos partidos. Os cidadãos votam indiretamente, escolhendo eleitores que fazem parte do Colégio Eleitoral, que determina o vencedor com base na maioria dos votos.
Por Caroline Vitorino