Na manhã desta terça-feira (21), a Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Teresina aprovou, as contas do ex-prefeito da capital, Firmino Filho, dos anos de 2014, 2016 e 2018. Os decretos foram aprovados por unanimidade, apenas os números referentes ao ano de 2016 tiveram a abstenção do vereador Dudu Borges (PT). O texto, enviado pelo Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), agora, segue para o plenário.
No total quatro decretos haviam sido encaminhados, porém as contas de 2015 foram devolvidas ao TCE após técnicos da Câmara encontrarem irregularidades.
Presidente da comissão de finanças, o vereador Alan Brandão (PRD), destacou detalhes dos projetos. “Na realidade recebemos recentemente através do Tribunal de Contas do Estado esses relatórios prévios já com o pedido de aprovação da gestão nos anos de 2014,2016 e 2018. Passou pela nossa comissão, seguimos a orientação do Tribunal e foi aprovado. O ano de 2015, conforme parecer da casa, foi devolvido e tão logo chegue a gente colocará a discussão na comissão e no plenário”. Afirmou Allan.
Allan ainda justificou a demora para inicio da tramitação do processo. “Geralmente, essas contas têm um prazo dentro do Tribunal. São vários municípios. O Tribunal de Contas tem avançado no seu poder de análise através de suas equipes técnicas, e nós respeitamos. Chegando à Casa, colocamos no trâmite oficial interno”. Finalizou o vereador.