O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (UB), divulgou nesta terça-feira (12) os primeiros nomes de seu secretariado, causando uma reestruturação significativa nas composições da Câmara Municipal de Teresina e da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Quatro parlamentares irão integrar sua equipe e seus suplentes serão convocados para preencher as cadeiras deixadas nos dois legislativos.
Entre os vereadores de Teresina, Ismael Silva e Aluísio Sampaio, ambos do Progressistas, foram escolhidos para chefiar a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), respectivamente. Além deles, os deputados estaduais Aldo Gil (Progressistas) e Jeová Alencar (Republicanos) também integrarão a administração de Silvio Mendes, assumindo a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul) e a Secretaria de Governo (Semgov).
Câmara Municipal de Teresina e a Alepi convocarão os suplentes para ocupar as vagas abertas. Samantha Cavalca (PP) assumirá a cadeira de Ismael Silva, enquanto Pedro Alcântara (PP) substituirá Aluísio Sampaio na Câmara de Teresina. Na Alepi, Bêssah (PP) e Gessivaldo Isaías (Republicanos) tomarão posse nos lugares de Aldo Gil e Jeová Alencar, respectivamente.
A nova composição traz novos atores para o cenário político local, ampliando o impacto das escolhas de Silvio Mendes nas lideranças municipais e estaduais. A equipe do prefeito eleito deve tomar posse em janeiro de 2025.