O Brasil ganha destaque internacional como um modelo a ser seguido na implementação de políticas públicas eficazes no combate à fome e à pobreza. Programas como o Bolsa Família, o Cadastro Único e o Programa Cisternas têm recebido elogios de personalidades, acumulado prêmios internacionais e servido de inspiração para outros países ao redor do mundo.
Este ano, iniciativas tanto nacionais quanto internacionais para enfrentar a miséria e a insegurança alimentar estão sendo discutidas no contexto da construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das prioridades do Brasil na liderança do G20.
“A Aliança terá uma gama de programas sociais já implementados e considerados eficazes, que os países que aderirem deverão escolher e aplicar, muitos dos quais originários do Brasil”, explicou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.
O Bolsa Família é um dos programas em destaque no G20. “O programa já foi estudado em mais de 80 países, muitos deles se inspiraram nas políticas brasileiras de combate à pobreza e à fome baseadas no Bolsa Família”, afirmou a secretária Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino.
“É uma iniciativa bem-sucedida, não apenas pela transferência de renda, mas também pelas condicionalidades, que proporcionam melhor saúde, educação e acesso às políticas públicas para crianças, jovens e adolescentes, promovendo seu desenvolvimento e quebrando o ciclo de exclusão”, completou.
O empresário Bill Gates elogiou as políticas públicas brasileiras em seu blog GatesNotes, destacando a importância do Bolsa Família na redução da pobreza. O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, também expressou admiração pelo programa, considerando-o um exemplo a ser seguido para reduzir a desigualdade social.
Essas políticas públicas de sucesso estão em pauta nas discussões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no G20. A segunda reunião presencial da Força-Tarefa encarregada de consolidar a Aliança ocorrerá em Teresina (PI), entre os dias 22 e 24 de maio, com a participação de 52 delegações internacionais. O lançamento oficial da Aliança está previsto para ocorrer no fim do ano, durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.