O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu com o ministro de Minas e Energias (MME), Adolfo Sachsida, integrantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com deputados federais que compõem a Comissão de Minas e Energia e que são engajados no setor para tratar do aumento das tarifas de energia elétrica em todos o país.
Lira afirmou em pronunciamento, após o encontro, que espera “uma resposta em prazo bastante curto” por parte da Aneel e das empresas distribuidoras de energia elétrica.
“O ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com a distribuidora Aneel e parlamentares para que discutam uma saída equilibrada que possa, a partir desse momento, ter encaminhamento de solicitação para diminuição deste repasse que, apesar de ser contratual, pode ser minimizado em um momento de ainda grande dificuldade com a retirada da bandeira e o incremento deste aumento por ´parte das distribuidoras. Esperamos uma resposta num prazo bastante curto para que a Câmara possa discutir dentro do Congresso Nacional na pauta do Plenário ou a solução para este problema”.
Não foi dada uma data limite específica por Lira para que o MME e Aneel tragam a resposta, entretanto, os líderes acreditam que até a próxima terça-feira, na reunião de líderes, caso não tenha resposta, a Câmara deve iniciar um PDL para sustar o reajuste nas tarifas das contas de luz.