No final da tarde de ontem (02), o presidente o Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu no Palácio da Alvorada o Alberto Fernández, atual presidente da Argentina. A visita teve o objetivo de abordar temas econômicos e relações bilaterais entre os países.
Devido ao descontrole gerado no país tomado pela inflação que chega a marca de 104% ao ano, considerado elevado em 30 anos. A presença de Fernández, acabou sendo um dos principais assuntos comentados na internet, brasileiros postaram sobre a visita, Alberto Correia, disse “Isso aí Lula, manda grana, não se acanhe, mande bilhões e bilhões pra Argentina. Não esqueça de Cuba, da Venezuela e todos os países alinhados ideologicamente contigo. Vai dar certo! O brasil e os brasileiros podem esperar, afinal estamos com muita grana no bolso”.
O questionamento sobre o financiamento foi visto por Rafael Álvaro, como algo negativo no qual falou, “Pelo que entendi, você vai emprestar o dinheiro do povo brasileiro para um país que, bem provável, dê o calote. Igual você fez na gestão passada, confere? Oremos.”
Já na rede social de Fernández, apoiadores comemoraram sobre a promessa da linha de crédito criada pelo governo Lula, um internauta afirma, “gracias por el dineiro Lula”, que significa (graças pelo dinheiro Lula).
Tiago Henrique, que possui uma conta na mesma rede social, questionou o voto depositado no governador brasileiro, no qual fala: “votei no Lula mais emprestar dinheiro para a Argentina é calote na certa”.
O argentino Jorge Martinez, mostrou seu posicionamento quanto a foto publicada de Alberto e Lula juntos, em que informa ” Con todo respeto, en 4 años de gobierno no supo hacer su tarea, nos fundió”, que em tradução livre quer dizer com todo o respeito, em 4 anos de governo ele não soube fazer o dever de casa, nos afundou.
Mesmo com o grande número de comentários Lula, não se esquivou sobre a cooperação e evidenciou que lutará para ajudar o país. “O Brasil tem compromisso como Mercosul e com a Argentina. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para tentar resolver problemas econômicos, para fazer com que a Argentina volte a ser uma economia próspera na nossa querida América do Sul”.
Ao sair da reunião Fernández, mostrou-se muito realizado com a conversa que teve ao chegar no Brasil. Em uma foto entre ele e o presidente, o governador publicou, “culminamos uma importante reunião com @lulaoficial e representantes do Governo do Brasil. Estamos colocando soluções em andamento. Aprecio muito o apoio e a posição explícita que tomaram relativamente à situação da Argentina com o Fundo Monetário Internacional. O Brasil tomou a decisão de ajudar as empresas que exportam para nosso país. Insumos brasileiros são essenciais para sustentar e potencializar a atividade produtiva. Estamos convencidos da necessidade de fortalecer o @mercosurit e toda a América Latina. Hoje demos um passo muito grande alegria vê-lo e contar com o seu apoio, querido @lulaoficial”.