O vereador Aluísio Sampaio (PP), que assumirá a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) na gestão do prefeito eleito Silvio Mendes (UB) em 2025, afirma que a recuperação dos rios e a sustentabilidade serão os pilares de sua atuação em Teresina. Sampaio, que já comandou a pasta entre 2015 e 2016, ressaltou o avanço no saneamento básico da capital, que atinge quase 60%, como essencial para a despoluição dos rios Parnaíba e Poti e o desenvolvimento urbano sustentável da cidade.
O novo secretário pretende elaborar um diagnóstico da gestão ambiental atual para definir as próximas ações, considerando o papel central dos recursos hídricos e a importância do planejamento urbano ambiental. Destaca que o documento será apresentado ao prefeito Silvio Mendes para estruturar um novo plano de ação voltado para o fortalecimento da qualidade de vida, melhoria ambiental e incremento da sustentabilidade em Teresina.
Um dos objetivos da nova gestão é recuperar o título de “Cidade Verde” para Teresina, com foco na arborização e na preservação da zona rural. Sampaio ressalta que a zona rural, além de extensa, exige atenção quanto ao desmatamento e preservação. Segundo ele, a revitalização da arborização da cidade e a proteção da fauna e flora locais serão prioridades, devolvendo a Teresina características que marcaram sua identidade ecológica.
No pacote de ações previsto, também está a requalificação dos parques ambientais da cidade, locais importantes para o lazer, turismo e prática de esportes, para isso, planeja diagnosticar a situação dos parques, para restaurá-los e ampliá-los para a população.