Nesta quarta-feira (27), o Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, o Projeto de Lei 8/24, do deputado Rubens Vieira (PT), que institui a Política Estadual de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. A matéria havia passado pela Comissão de Saúde durante a manhã e agora segue para sanção governamental.
O autor do projeto, comenta sobre o problema enfrentado para realização desses procedimentos. “No Piauí, mesmo com a tecnologia necessária para a realização destes procedimentos, enfrenta-se o mesmo problema que outros estados da Federação: a escassez de órgãos e tecidos para transplante. Esta dificuldade é uma realidade que afeta diretamente a qualidade de vida e a expectativa de sobrevivência de pacientes que aguardam na fila por um órgão compatível”, ressaltou Rubens.
O objetivo do PL é informar e conscientizar a população sobre a relevância da doação, contribuir para o aumento no número de doadores, atuar para que os órgãos responsáveis pelos transplantes atendam tempestivamente as necessidades da população e promover a formação continuada de gestores em relação ao tema.