O deputado estadual João Mádison (MDB) presidiu uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (25), para discutir sobre o fortalecimento da cadeia produtiva, bem como apoio aos produtores de caju do Piauí. O parlamentar é o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (CAPD) na Assembleia Legislativa.
Outras autoridades participaram da mesa como a deputada Elisângela Moura (PCdoB), a secretária de estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, o secretário estadual da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, além de instituições ligadas ao tema.
Na ocasião, produtores destacaram diversas dificuldades de comercialização dos produtos derivados do caju e a queda nos preços. Uma das soluções debatidas junto às autoridades foi a necessidade de uma certificação da cajuína, já que a documentação e o atendimento às normas do ministério para registro dos produtos podem facilitar a sua venda.
João Mádison frisou, durante a audiência, a importância de se promover o apoio aos produtores de caju no Piauí. “Foi um momento de diálogo para que a gente possa encontrar caminhos para a valorização comercial dos produtos da cajucultura. A ideia é agregar valor e gerar mais renda para os trabalhadores da área. Com a união das forças das instituições e órgãos que participaram da audiência, vamos construir mais avanços para a agricultura familiar do Piauí”, destaca.
De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado apresenta a segunda maior área plantada de caju do país, sendo consolidada como um dos setores mais promissores do Piauí. A cajucultura envolve não somente o caju, mas a castanha de caju e diversos outros derivados que são comercializados no Brasil e no exterior.