O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, está representando o Brasil na 52ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar (CSA), que acontece na sede da FAO, em Roma. O evento, que vai de 21 a 25 de outubro, reúne líderes e representantes de diversas nações para discutir soluções voltadas à segurança alimentar e ao combate à fome. O CSA celebra, nesta edição, 50 anos de existência e 20 anos das diretrizes voluntárias sobre o direito à alimentação adequada.
Na agenda desta segunda-feira (21), o ministro participa de um painel às 11h30 (horário local) que foca no fortalecimento das respostas globais às crises alimentares. O debate será centrado em iniciativas internacionais para erradicar a fome e a pobreza, buscando uma coordenação mais eficaz entre as partes envolvidas. O objetivo é discutir como essas ações podem se alinhar ainda mais aos esforços do CSA e contribuir para o combate à desnutrição em nível mundial.
Mais tarde, às 13h30, Wellington Dias representará o Brasil em um evento paralelo promovido pelo governo brasileiro. O encontro visa debater os instrumentos e as ações da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa que surgiu no G20, em julho, no Rio de Janeiro. Embora tenha sido originada no G20, a Aliança está aberta a todos os países e organizações interessados em contribuir, com o intuito de canalizar recursos e conhecimentos para regiões onde a fome e a pobreza são mais graves.
Ao longo do dia, o ministro também terá reuniões bilaterais com representantes de outros países na FAO, visando fortalecer colaborações. A comitiva brasileira inclui a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, e a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, que acompanham o ministro nas discussões sobre segurança alimentar global.