Diversos gestores de órgãos públicos do Estado se reuniram nesta quarta-feira (09), na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), para discutir e alinhar os serviços que serão ofertados no Prepara Prefeito, evento que apresentará os programas e iniciativas dos governos federal e estadual aos municípios. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de novembro pelo Governo do Estado, com o objetivo de firmar um pacto para melhorar os serviços oferecidos à população piauiense.
Com a expectativa de participação de prefeitos dos 224 municípios do Estado e suas equipes, serão destacadas as áreas mais desafiadoras: Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Trânsito, Saneamento, Defesa Civil, 1ª Infância e Gestão e Tecnologia.
Durante a reunião de alinhamentos, coordenada pela Seplan, foi apresentado o cronograma de ações e discutidas as estratégias entre as 14 secretarias que irão integrar o Prepara Prefeito – que é uma iniciativa conjunta dos governos estadual e federal, APPM e Caixa Econômica e será um marco no Piauí.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, enfatizou a relevância do evento para a gestão. “Nosso foco é proporcionar aos novos gestores informações e ferramentas que possibilitem uma administração mais eficiente e voltada para o desenvolvimento local. Queremos que todos cresçam juntos, e tudo isso está alinhado à meta do governador Rafael Fonteles de proporcionar a melhoria dos serviços públicos ao piauiense”, completou.
Ele também destacou a importância de unir esforços entre o Governo Estadual e as prefeituras, o que pode melhorar a vida do cidadão, e resultar em um maior desenvolvimento.
A superintendente de Monitoramento Estratégico (SUME), Gabriela Celso, afirmou que o evento será uma oportunidade de abrir discussões sobre a oferta de serviços em áreas fundamentais para a melhoria de vida da população. “Acreditamos que essa interação será essencial para o sucesso das gestões municipais”, disse.
Além de abrir espaço para discussões sobre os serviços disponíveis, o Prepara Prefeito contará com uma programação que incluirá uma análise dos principais desafios enfrentados pelos municípios, focando nos eixos estratégicos, como políticas para a primeira infância, saneamento básico e educação de qualidade, essenciais para o aprimoramento dos indicadores de desenvolvimento do Piauí.