O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, realizou uma reunião nesta terça-feira (03) com o comandante do Comando Militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, para discutir o envio de tropas federais durante as eleições municipais deste ano. O encontro ocorreu na sede do TRE-PI, localizada no Centro de Teresina.
Durante a reunião, o desembargador informou que, das 74 zonas eleitorais do estado, 58 já solicitaram reforço de tropas federais, abrangendo mais de 180 municípios, incluindo Teresina. Todas as solicitações feitas pelos juízes eleitorais do Piauí foram aceitas pelo TRE-PI e, agora, aguardam aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“O TRE já aprovou a requisição para 58 zonas eleitorais, somando 188 municípios. Estamos esperando a avaliação do TSE em Brasília. Assim que o TSE der o aval, essa decisão será encaminhada ao Ministério da Defesa, que repassará ao Comando Militar do Nordeste para que as tropas federais possam ser deslocadas e garantir uma eleição segura e tranquila no Piauí”, afirmou Sebastião Ribeiro Martins.
O general Maurílio destacou que as tropas federais já se preparam anualmente para atuar nas eleições, prontas para atender às solicitações do TSE ou do Ministério da Defesa, caso seja necessário. “Essa conversa é essencial para compreendermos a demanda específica do estado e ajustarmos nossos planejamentos, assegurando que estejamos prontos para dar a melhor resposta”, afirmou o general.
Também participaram da reunião o comandante da 10ª Região Militar, general Cristiano Pinto Sampaio; o comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general Alessandro da Silva; o comandante do 25º Batalhão de Caçadores, coronel Sérgio Roberto Rosas Tarabossi; e o comandante do 2º Batalhão de Engenharia e Construção, coronel Carlos Alberto Galvão Magalhães.