Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou a operação ‘El Camino’ com o objetivo de desmantelar um esquema de fraude previdenciária que operava nos estados do Piauí e Maranhão. Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão nas cidades de Caxias e Pedreiras, ambas no Maranhão. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Teresina.
Segundo a Polícia Federal, o esquema envolvia 314 benefícios previdenciários, dos quais 108 já tiveram a fraude confirmada. O prejuízo causado pelos saques irregulares chega a mais de R$ 10 milhões, e a operação ainda impediu o desvio de mais R$ 44 milhões.
Durante o cumprimento dos mandados, a Polícia Federal apreendeu diversos materiais, como cartões bancários, documentos, notas fiscais, além de um revólver e munições. O grupo criminoso transportava idosos falsários até as agências bancárias para realizar os saques indevidos dos benefícios. Um dos casos foi identificado em flagrante, em Teresina.
Os envolvidos responderão por estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A operação ‘El Camino’ contou com o apoio da Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP).