O deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) se posicionou favoravelmente à formação de uma aliança entre o Progressistas, liderado pelo senador Ciro Nogueira, e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o parlamentar, a parceria traria avanços não apenas para o Brasil, mas também para o estado do Piauí, em sua visão, a convergência entre as duas partes poderia fortalecer o desenvolvimento regional e abrir
novas possibilidades para o Nordeste.
Jadyel enfatizou sua boa relação com o senador Ciro Nogueira e o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e sugeriu que uma eventual aliança nacional poderia impactar positivamente a política local, se posicionou favorável ao diálogo e à busca por convergências entre os partidos quem ganha é o Piauí, o Nordeste e o Brasil.
Nos bastidores políticos de Brasília, há especulações sobre negociações entre o Progressistas e o governo Lula para que o partido indique o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) para o Ministério da Saúde. Caso o acordo seja fechado, o Progressistas passaria a integrar oficialmente a base governista, o que ampliaria a presença do partido na administração federal e fortaleceria o apoio ao governo petista no Congresso.
Esse movimento tem gerado intensos debates entre as lideranças políticas do Piauí e também em outras regiões do Brasil. A possível união entre os Progressistas e o governo Lula poderia resultar em uma nova configuração para as eleições de 2026, incluindo na composição da chapa majoritária de Rafael Fonteles.