Na manhã desta sexta-feira (25), o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) deu início à “Operação Denarc 60” em uma ação coordenada nos estados do Piauí, Amazonas, Pará e São Paulo.
O objetivo da operação é desmantelar uma rede de tráfico e lavagem de dinheiro que atua fortemente nas regiões. A ação envolve o cumprimento de 28 mandados de prisão, mais de 30 de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 200 milhões em bens. Foram interditadas 14 empresas, sendo nove fantasmas e três concessionárias.
De acordo com o coordenador do DENARC, delegado Samuel Silveira, a operação conseguiu desarticular um esquema criminoso composto por duas facções, a “Família do Norte” e o “Bonde dos 40”, que atuavam em parceria para distribuir skunk na região.
O delegado também informou que dois empresários, foram identificados como os principais líderes do grupo no Piauí. Eles seriam responsáveis pela logística e distribuição da droga em Teresina.
O transporte do entorpecente vinha da Bolívia, passando pelo Amazonas e, de lá, seguia para o Piauí por via terrestre. Após a chegada, a droga era distribuída e o dinheiro obtido com as vendas era inserido no mercado formal, por meio da compra e venda de veículos, o que ajudava a ocultar a origem ilícita do capital.
As investigações apontam ainda que os negócios suspeitos — incluindo concessionárias e empresas de fachada — operavam principalmente na zona sul e zona leste de Teresina. Essas empresas eram usadas como fachada para lavar o dinheiro da organização criminosa, facilitando a reintegração dos lucros obtidos com o tráfico no sistema financeiro.