Apesar da nomeação do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como ministro de Portos e Aeroportos, o partido Republicanos deixou claro que não se alinhará com a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em um comunicado divulgado na quinta-feira, dia 7 de setembro, a legenda reafirmou seu compromisso de manter independência no Congresso Nacional e de apoiar medidas que considerem benéficas para o povo brasileiro e para o país como um todo.
Silvio Costa Filho assume o cargo em substituição a Márcio França (PSB), que foi designado para liderar o recém-criado Ministério das Micro e Pequenas Empresas, uma iniciativa anunciada por Lula no final de agosto como parte da reorganização ministerial concretizada na quarta-feira, 6 de setembro.
O Republicanos destacou que o convite para a nomeação do novo ministro foi feito diretamente por Lula ao parlamentar, enfatizando assim a independência do partido em relação às decisões do governo.
“Ao aceitar o convite, Silvio Costa Filho, como anunciado pelo próprio deputado, deverá se licenciar não somente do cargo de deputado federal, como também de suas funções partidárias, tanto na presidência do partido em Pernambuco quanto do cargo de 1º tesoureiro na Executiva Nacional do Republicanos”, diz a nota do partido.