O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), recorreu às redes sociais para divulgar o montante inicial estimado necessário para a reconstrução do estado após as recentes chuvas e inundações que causaram significativos danos à região.
Leite anunciou que, de acordo com avaliações preliminares de suas equipes técnicas, serão requeridos pelo menos R$ 19 bilhões para reerguer o Rio Grande do Sul.
Em suas declarações, o governador destacou a abrangência dos danos e a magnitude da tragédia, ressaltando a necessidade de recursos em diversas áreas afetadas. Ele afirmou que nas próximas horas serão detalhadas as “ações projetadas que contemplariam as necessidades” do estado.
“Os cálculos iniciais das nossas equipes técnicas indicam que serão necessários, pelo menos, R$ 19 bilhões para reconstruir o Rio Grande do Sul. São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores. Nas próximas horas, vamos detalhar as ações projetadas que contemplariam as nossas necessidades”, compartilhou Leite em suas redes sociais.
O comunicado do governador vem em meio a um panorama sombrio apresentado pela Defesa Civil estadual, que divulgou nesta quinta-feira (9) um balanço das consequências das chuvas. Segundo o órgão, o número de mortes confirmadas em decorrência dos eventos climáticos subiu para 107, com uma morte ainda em investigação e 136 pessoas desaparecidas. Além disso, mais de 164 mil pessoas foram desalojadas e 425 dos 497 municípios gaúchos foram afetados pela crise até o momento.