O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) emitiu ordens para o bloqueio das contas bancárias de quatro prefeituras e duas câmaras municipais localizadas no interior do estado. As determinações foram proferidas pelos conselheiros Kleber Dantas Eulálio, Delano Câmara, Jackson Nobre Veras e Waltânia Alvarenga, e foram oficializadas na última sexta-feira (17).
A medida foi adotada a pedido da Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas, que identificou, em alguns casos, a não apresentação das contas e, em outros, a falta de documentos essenciais para a prestação de contas, todos relativos ao exercício financeiro de 2023.
Diante das irregularidades identificadas, os conselheiros determinaram o bloqueio das contas das prefeituras e câmaras municipais mencionadas, estabelecendo que esse bloqueio permanecerá em vigor até que os gestores correspondentes enviem ao TCE todos os documentos e informações necessários para a correta prestação de contas relativas ao exercício financeiro de 2023.
As prefeituras afetadas pelo bloqueio:
– Campinas do Piauí, cujo prefeito é Dr. Jomário;
– Colônia do Gurguéia, sob a gestão do prefeito Silzo Bezerra;
– Hugo Napoleão, administrada pelo prefeito Luciano Barreto;
– Santo Inácio do Piauí, liderada pelo prefeito Tairo Mesquita.
Além disso, as câmaras municipais de Cristalândia do Piauí e Lagoinha do Piauí também tiveram suas contas bloqueadas.