A Polícia Federal anunciou, a Operação Verniz, nesta sexta-feira (15), a qual objetivo de combater a venda de cédulas falsas na internet mediante grupos de aplicativos, e com o envio através dos Correios.
Segundo a PF, a investigação começou a partir da criação do Inquérito Policial, estabelecido no Piauí para investigar crimes, que permitiu identificar dois indivíduos que trabalhavam como distribuidores de cédulas falsas nos estados de São Paulo e Paraná.
Conforme a PF, a operação mobilizou 20 policiais federais para o cumprimento das medidas judiciais nas cidades de Barra D’Alcântara/PI, Brasília/DF, Morro Agudo/SP e Flor da Serra do Sul/PR. Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.
Ainda conforme a PF, a ação busca elementos probantes nos endereços dos investigadores para apoiar o inquérito policial em andamento.
Prisões foram executadas nos estados de Paraná e São Paulo. Os sondados poderão responder pela prática de crimes da moeda falsa e associação criminosa.