O prefeito Dr. Pessoa assinou, na manhã de hoje (7), a ordem de serviço da obra de revitalização e urbanização que será executada no bairro Nova Brasília, zona Norte de Teresina. Essa é a primeira obra do programa Viver+Teresina, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan. O prazo de conclusão da obra é de dez meses.
É uma obra inovadora, orçada em quase R$ 3 milhões, com recursos da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. O prefeito ressaltou que a obra vai trazer mais saneamento para a população. “A lagoa vai ser limpa, vai ser feita drenagem, e isso vai trazer mais saúde para a população”, disse Dr. Pessoa.
A equipe do Viver+Teresina discutiu o projeto com a comunidade durante encontro ocorrido em abril. Nele, estão previstas a instalação de mesa de concreto para prática de futmesa, que é uma modalidade que vem sendo difundida em vários bairros da capital; academia de musculação de concreto; mesa de concreto para tênis de mesa, equipamento que já vem sendo experimentado em outras praças com sucesso; quadra poliesportiva coberta com duas arquibancadas; quadra de vôlei de areia, modalidade bastante apreciada pela população; playground com brinquedos de madeira, além de bancos, iluminação pública, arborização e outras melhorias.
“Estamos hoje dando início à nossa primeira obra e garantindo que, em 10 meses, a comunidade da Nova Brasília, do residencial Zilda Arns, e toda a população que frequenta a região poderão usufruir desse espaço de prática esportiva, lazer e socialização. Temos um olhar especial para inovar nas nossas obras e promover sustentabilidade em tudo que fazemos. Isso porque o Viver+Teresina foca em proporcionar à cidade a adaptação necessária que a cidade precisa para conviver com os efeitos da mudança climática”, afirma o diretor do Vive+Teresina, Bruno Quaresma Montes.
A obra compreende o trecho da rua Anísio Pires com a rua Santa Inês até a rua Radialista Jim Borralho, nas proximidades do terminal de integração da Rui Barbosa e a UBS da Nova Brasília.
Sustentabilidade e inovação
O Viver+Teresina, programa de investimentos com recursos externos vinculados à Semplan, tem como foco a realização de obras e ações voltadas para mitigação dos efeitos da mudança climática, que são o calor extremo e as chuvas cada vez mais intensas que já são sentidos pela população.
Por isso, seus projetos são voltados para a sustentabilidade e busca sempre soluções baseadas na natureza, inovadoras e eficientes, que causem o menor impacto possível no meio ambiente.