Voluntários do projeto social levaram café da manhã, além de doação de roupa, entrega de kit de higiene pessoal e corte de cabelo. Participantes realizaram a atividade no último domingo (20), na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina.
Por Luis Fernando Amaranes | Publicado em 24/12/2020 às 16h06
Uma ação solidária especial de Natal foi realizada para os moradores em situação de rua, no último domingo (20), na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina. O evento contou com um saboroso café da manhã, doações de roupas, entrega de kits de higiene pessoal e corte de cabelo.
A iniciativa foi realizada por voluntários da Rede “Seja uma benção”, desenvolvida por um grupo de amigos do município de Teresina e em Timon. Para eles, o que importa é transformar uma grande corrente de solidariedade. As ações sociais ocorrem todos os anos, até mesmo na época natalina, onde buscam tornar-se a simbologia da data ainda mais presente na vida de quem precisa.
Em entrevista à Folha Expressa, a coordenadora Rejane Barroso, destaca a importância de um evento como este e porque resolveu realizar essa ação juntamente com pessoas em situação vulnerável.
“A rede “Seja uma benção” realiza uma ação social por mês, e esse mês pensamos em contemplar os moradores em situação de rua, tendo em vista que esse ano foi muito difícil e pensamos em levar atenção, amor e solidariedade às pessoas em situação vulnerável”, disse.
A coordenadora ressalta ainda que, o projeto solidário é fundamental para todos os voluntários, pois agrega valores e conta que o desejo de ajudar ao próximo o fez integrar o projeto.
“Esse projeto é de fundamental importância para o voluntário, pois agrega valores a vida de cada um como: bondade, solidariedade, amor ao próximo e nos torna pessoas mais tolerantes e empáticas. Aprendemos a nos doar sem esperar nada em troca e um sorriso de gratidão faz cada esforço valer a pena e não se trata apenas do impacto que podemos causar na vida das pessoas, mas do impacto que causa em nossa própria vida”, ressaltou.
Cerca de 30 voluntários participaram da ação e se dispõem a dar alguma contribuição ao projeto que é considerado uma grande ação em ajudar as pessoas.
Além da distribuição de comidas, houve também outras atividades e serviços como doações de roupas, entrega de kits de higiene pessoal e corte de cabelo. Houve momento para conversa e oração com mensagem focada na empatia para contribuir positivamente na transformação do outro e de si mesmo.
Projeto leva serviços gratuitos a comunidade
Empatia e acolhimento são palavras chaves para o projeto “Seja uma benção”. O acolhimento numa conversa, o toque de mão que se dispõe a entender o trajetória de vida do outro.
São em média 70 voluntários que se dispõem em ajudar. A ideia nasceu em 2017, no município de Timon, no estado do Maranhão. Todos os anos, os integrantes do grupo realizam ações em hospitais, abrigos entre outras instituições.
“Atualmente a rede SUB conta com o engajamento de 73 voluntários, no entanto, a ação conta com a presença de apenas 30 voluntários, tendo em vista que os inseridos no grupo de risco devido a pandemia da Covid-19, estão evitando participar das ações”, ressalta Rejane Barroso, coordenadora do projeto.
Ser voluntário é uma forma de vida que certamente nos torna mais feliz”, destaca a coordenadora Rejane Barroso.
“Desde o ano de 2017, que a gente se organiza para realizarmos não somente ações no período de natal, mas fazemos visitas em hospitais, abrigos e outras instituições que precisam. Somos um grupo de amigos que se uniu para realizar ações sociais, sem vínculo político ou religioso”, concluiu.
Durante as campanhas, “a rede de voluntários “seja uma benção”, usa as redes sociais para divulgar o projeto e assim conseguir doações. Além disso, os integrantes contam com ajuda de familiares, amigos e pessoas que queiram ajudar para a realização das ações.
Os interessados em ajudar podem doar qualquer quantia em dinheiro, além doações de alimentos, roupas, brinquedos, material de limpeza entre outros.
A ação social pode ser acompanhada nas redes sociais através do perfil do Instagram e, mais informações estão disponíveis através do telefone de contato: (086 9 9493-0459).