O lançamento da pré-candidatura do vereador Francisco Bispo (PSD), para concorrer à Prefeitura de São Miguel da Baixa Grande será realizada no dia 27 de julho, e contará com a presença do deputado federal Júlio César, do deputado estadual Georgiano Neto, senadora Jussara Lima e o deputado Marden Menezes.
A eleição na cidade será disputada por Francisco Bispo e pela atual prefeita. E confrontado com a difícil realidade de que não teria apoio financeiro substancial, segundo ele, o candidato optou por um caminho ousado. Ele declarou: “O eleitor quer votar no candidato que o representa, que tem compromisso e que realmente vai trabalhar pela cidade em prol do povo, independente de recursos financeiros.” Bispo decidiu renunciar à sua reeleição como vereador e se dedicar como pré-candidato à prefeitura de São Miguel da Baixa Grande.
Durante a entrevista, o pré-candidato reforçou o desejo de administrar a cidade. “A política está no meu sangue, no meu DNA, porém, nao tenho uma herança política. Venho construindo uma história política desde os meus 12 anos com habilidade e acessibilidade às pessoas e com isso fui construindo e tomei a decisão em 2012 de entrar política. Me preparei, e eu digo pra todos eu me preparei primeiro para entrar na política. Eu não entrei para me preparar”, disse Francisco Bispo.
Francisco Bispo ressaltou que busca trabalhar pelas necessidades da população. “Em 2013, quando eu tirei minha CNH, que foi uma dificuldade, o que eu fiz? Eu tomei a decisão e levei a Auto Escola até a cidade. E com isso, foram mais de 30 alunos que tiraram suas habilitações no “terreiro de casa”, e aos final de semana. “Intensifiquei uma escolinha de futebol para beneficiar as crianças e jovens. Tenho um trabalho intenso no esporte.”, disse.
O vereador Bispo afirmou que, apesar de não possuir um estabelecimento próprio para empregar pessoas, tem ajudado ao longo dos anos muitos jovens de origem humilde a ingressar no mercado de trabalho. Destacou sua atuação em várias cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina, e sua colaboração com empresários para criar oportunidades de emprego. Ele mencionou que, em 2023, ajudou mais de 40 jovens. Além de São Miguel da Baixa Grande, seu trabalho abrange outras regiões. Mesmo sendo político, ele enfatiza que seu esforço vai além da busca por votos, focando no bem-estar das pessoas e na empregabilidade.
Entre os projetos do plano do governo, Bispo deseja criar a “Casa da Música” para preservar o legado de Paulinho Paixão, com um acervo de seus pertences e aulas de música para crianças. Além disso, planeja a criação de um “Centro para Idosos. A contratação de médicos de plantão no município, pois o município não tem. O plano inclui também a valorização dos servidores públicos com um plano de carreira e uma gestão participativa que se envolve diretamente com a comunidade.
Na área da educação, Bispo afirmou ter trabalhado intensamente, e que conseguiu, através da instituição Grupo Caravela, promoveu diversos cursos de qualificação através do ensino à distância, que é onde o Instituto Caravela é intensificado, tem mais de 40 anos no mercado, na modalidade estuda à distância, então fiz, firmei parcerias individuais, onde arcou com todas as despesas e os alunos tiveram desde o material didático ao seu certificado gratuitamente.
Em 2013, ele organizarou a primeira Ação Social na Zona Rural, localidade Cabral, trazendo uma ONG para um grande evento. Durante dois dias, ofereceram serviços como atendimento de enfermeiros, atividades para crianças, distribuição de brinquedos e roupas, e serviços de manicure e cabeleireiro. “Esse evento foi importante para São Miguel da Baixa Grande. Antes de 2013, eu não costumavam registrar essas atividades, mas desde então, percebi a importância de documentar o trabalho para que a sociedade o conheça”, finalizou.