A juíza Valdênia Moura Marques de Sá tomou posse nesta segunda-feira (18), às 11h, como magistrada substituta na Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Ela se junta às magistradas Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio, também substituta, e Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, juíza titular, formando a terceira participação feminina na composição da Corte Eleitoral piauiense.
Valdênia assume a vaga deixada pelo juiz João Antônio Bittencourt Braga Neto e seu mandato se estenderá pelo biênio de 2024 a 2026. Magistrada desde 1997, ela foi a primeira juíza a atuar na Auditoria Militar do Piauí e atualmente ocupa a função de juíza de Direito da Vara Militar. Além disso, já respondeu interinamente pela 71ª Zona Eleitoral de Capitão de Campos e foi titular da 98ª Zona Eleitoral de Teresina.
Além de sua atuação na Vara Militar, a juíza também integra a 2ª Câmara Especializada Criminal e a 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Piauí. Ela é ainda membro do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (AMAJME), reforçando sua presença nas áreas criminal e militar do sistema judiciário piauiense.
Ao longo de sua carreira, Valdênia Moura Marques foi homenageada em diversas ocasiões, com reconhecimentos como a Medalha do Mérito da Polícia Militar, o diploma “Amigo da Polícia Militar” e a honraria de Sócia Honorária “Desembargador Helvídio Clementino de Aguiar”, além de honras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da subsecção de Picos.