Na manhã desta terça-feira (24), por volta das 9h30, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou a Solenidade de Abertura do Ano Judiciário 2023, no Pleno do Novo Palácio da Justiça.
De acordo com o TJ-PI, essa solenidade marca a abertura dos trabalhos do poder judiciário. Para o novo presidente do TJ, desembargador Hilo de Almeida Sousa, que abriu o ano judiciário piauiense, essa é uma data simbólica.
“É uma data simbólica, mas especialmente importante, uma vez que abrimos o sistema de justiça, e assim, assumimos o compromisso que fizemos com o povo do Piauí”, ressalta o desembargador.
Segundo o desembargador, é preciso focar nas deficiências do judiciário. “Nós estamos na lua de mel de um selo memorável, que foi o selo prata, e por décimos não somos ouro, nós estamos em um ciclo de muito crescimento e evidentemente nós somos muito otimiostas e vamos atrás do ouro. Nós temos alguns desafios e o nosso plano de gestão que está sendo concluido é um plano de gestão muito ousado e que evidentemente, vai necessitar do apoio de todos esses atores que eu mencionei no meu discurso. Nós estamos sempre querendo melhorar”, explica Hilo de Almeida.
O Presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, explicou que a OAB estará acompanhando o dia a dia das ações judiciárias. “A OAB estará sempre acompanhando o dia a dia das ações do poder judiciário estadual, visando levar a justiça a todo o estado do Piauí, notadamente nas comarcas do interior, que muitas das quais estão com problemas de ausência de magistrado”, explica Celso Barros.
Já o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, fala que os poderes devem andar em harmonia. “Os poderes devem andar em harmonia, o poder executivo municipal deve estar sempre em harmonia, principalmente quando é convidado, como eu fui, como outro poder prestigiar a abertura do ano legislativo do poder judiciário do Piauí”, conta o prefeito.
Estiveram presentes na solenidade de abertura, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o Deputado Estadual, Henrique Pires, o presidente da OAB-PI, Celso Barros, e demais desembargadores do estado do Piauí.