Pela primeira vez, Teresina recebe o Encontro Norte-Nordeste de Comitês e Comissões por Memória, Verdade e Justiça. Neste ano, o evento homenageia o economista e ex-preso político José Carlos Zanetti e ocorrerá durante os dias 01, 02 e 03 de Abril. Além disso, contará com a participação de importantes nomes da luta pela democracia brasileira.
Atualmente, vivemos um momento de retrocesso e a luta pela memória, verdade e justiça se faz cada vez mais necessária no país. Embora o relatório apresentado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), em 10 de dezembro de 2014, tenha sido um marco histórico e uma conquista para os que se dedicam às causas democráticas no Brasil, os crimes praticados pelos agentes do Estado que torturavam e assassinavam nos porões do Regime não deve passar a limpo em nossa história. Afinal, a falta de punição desses criminosos deixa marcas profundas que impedem a conclusão desse terrível ciclo.
“O relatório da Comissão Nacional da Verdade foi um ponto de partida, e não um ponto de chegada para que a gente possa encerrar essa questão no Brasil. Ainda hoje, a prática da tortura é utilizada como política de Estado, isso porque essa situação nunca teve fim. É preciso fazer a justiça de transição e punir os torturadores daquela época”, afirma Pedro Laurentino, coordenador do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Teresina.
Por esse motivo, o encontro tem início no dia 01 de Abril, data que marca os 58 anos de instauração do Golpe Militar no Brasil. Para o momento, foram programadas discussões que norteiam a necessidade de manutenção da democracia, como: A violação dos direitos dos povos indígenas; A ocupação das suas terras pela ditadura; A Justiça de Transição no Brasil; A punição dos torturadores e aos golpistas de 1964; E o rebatismo simbólico da Av. Marechal Castelo Branco para Av. Esperança Garcia.
O evento contará, ainda, com a participação de Maria Marighella, neta de Carlos Marighella (responsável por liderar um movimento de resistência contra a Ditadura), e da futura governadora do Piauí, Maria Regina Sousa.
Sobre o homenageado
José Carlos Zanetti atuou em várias frentes de defesa da democracia e dos direitos — em especial — junto à Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
Um militante comprometido, José foi preso político e torturado durante a Ditadura Militar.
Apesar da dor, nunca perdeu o amor pela vida, pela humanidade e pela natureza.
📍Local do Evento:
Real Palace Hotel – R. Areolino de Abreu, 1217 – Centro (Norte), Teresina – PI, 64000-180
Dias 01, 02 e 03 de Abril
A partir das 19h