Teresina passou a integrar o grupo de 23 cidades que compõem a UrbanShift, iniciativa que apoia cidades ao redor do mundo a adotar abordagens integradas para o desenvolvimento urbano. A participação do município vem sendo mediada por meio da Coordenação da Agenda Teresina 2030, setor vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan).
Através da UrbanShift, Teresina passou a fazer parte do “Painel de Indicadores Geoespaciais”, ferramenta que inclui dados abordando uma visão de desenvolvimento por áreas da capital que impactam a saúde e o bem-estar da população. A plataforma possui indicadores que podem ser utilizados como filtro para análise dos dados apresentados, facilitando a experiência.
O mapeamento por bairro permite que a cidade veja onde estão os maiores riscos e onde as intervenções de mitigação frente às mudanças climáticas podem ser aplicadas de forma mais eficaz. “É muito importante para a nossa capital fazer parte dessa base de dados, assim poderemos contar com mais uma fonte de informação confiável e propor soluções cada vez mais assertivas”, pontuou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
O painel de indicadores geoespaciais é uma das iniciativas globais UrbanShift e Cities4Forests e auxilia as cidades a visualizar as conexões entre as mudanças climáticas e o ambiente urbano por meio de gráficos de sustentabilidade.