De acordo, com o Conselho de Cidadania para Segurança Pública e Justiça Penal, sediado no México, divulgou um boletim anual das 50 cidades mais violentas no mundo. A capital do Piauí, Teresina ocupa a 48ª colocação no ranking das cidades mais violentas do mundo em 2020.
A pesquisa foi divulgada esta semana e nela o Brasil aparece como o país com o maior número de cidades entre as 50 áreas urbanas mais violentas do mundo.
Natal, no Rio Grande do Norte, aparece em quarto lugar, com 102,56 homicídios por 100 mil habitantes – para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma taxa acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes como característica de violência epidêmica.
Além disso, outras cidades brasileiras mencionadas são Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador (BA), Fortaleza (CE), Mossoró e Natal (RN), Rio Branco (AC), Maceió (AL), e Recife e Caruaru (PE).
A capital piauiense, atualmente vive uma onda de violência assustadora, com assaltos e homicídios praticados diariamente, a população não pode nem se quer sentar na porta de suas residência por medo.
Apesar disso, a posição de Teresina melhorou em relação ao ano passado, quando a cidade ocupou na pesquisa na 38ª posição, com uma taxa de 42,84 assassinatos por 100 mil habitantes. Agora é de 37,05, ocupando a 48ª posição.