Teresina foi selecionada como a única cidade do Brasil a receber assistência técnica do grupo C40 Cities e do Programa UrbanShift, iniciativas que promovem lideranças climáticas e projetos urbanos sustentáveis. A capital do Piauí destacou-se com um projeto voltado para a superação dos desafios de financiamento de sistemas integrados de drenagem e requalificação urbana, adaptando a infraestrutura às mudanças climáticas. O credenciamento foi obtido pela equipe da Agenda Teresina 2030, da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.
Essa assistência técnica é resultado da participação de Teresina na Academia UrbanShift de Financiamento para Adaptação Climática e no Fórum UrbanShift para América Latina, ambos com o apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
“Com o apoio de consultores externos, vamos atualizar projetos do programa Lagoas do Norte, que foram fundamentais para tornar Teresina mais resiliente. Temos um Plano de Ação Climática com metas claras e projetos de alto nível. Agora, com a ajuda do C40, podemos avançar na implementação dessas obras”, afirmou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
O processo seletivo foi competitivo, com várias cidades brasileiras inscritas. Teresina foi escolhida por apresentar a proposta mais robusta para enfrentar os desafios financeiros da adaptação climática. A assistência, avaliada em até US$ 17.000 (cerca de R$ 87.000), será fornecida pela C40 Cities e deve ser concluída em até seis meses.
Criado em 2005, o C40 é uma rede de grandes cidades comprometidas com a luta contra as mudanças climáticas, reunindo atualmente quase 100 cidades que trabalham colaborativamente para reduzir emissões e promover resiliência urbana.