As doses de vacinas que chegaram ao Piauí foram encaminhadas para a Rede de Frios em Teresina para a separação de doses por municípios do Estado.
Por Pedrina gomes | Publicado em 18/01/2021 ás 19:56
A cidade de Sigefredo Pacheco, no norte do Piauí, irá receber 34% das doses da vacina CoronaVac nesta terça-feira (19). De acordo com a assessoria do município, a solenidade de recebimento das doses será na UBS Mãe Bibia, no centro da cidade. O calendário de vacinação será divulgado em breve pela Secretária Estadual de Saúde. Nesse primeiro lote, o estado do Piauí recebeu 61.160 doses do imunizante. O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, autorizou o início da vacinação contra o coronavírus em todo o país nesta segunda-feira (18).
A Secretaria de Estado da Saúde informou que as cerca de 60 mil doses não serão suficientes para vacinar todos os profissionais de saúde e, então, serão priorizados profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid.
Os primeiros a serem vacinados nesta primeira fase serão os grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigo e pessoas com deficiência que moram em abrigos.
No total, apenas 34% dos profissionais de saúde devem ser vacinados com essas 60 mil doses e, com essa quantidade, os profissionais definidos como prioritários receberão as duas doses. Assim, cerca de 30 mil pessoas devem ser imunizadas. Conforme mais doses forem enviadas ao estado, mais pessoas serão imunizadas. Ao todo, a primeira fase de imunização deve levar 45 dias, segundo previsão da Sesapi, já que somente após 15 dias da segunda dose o organismo desenvolve imunidade ao coronavírus.
A Prefeitura Municipal de Sigefredo Pacheco informou que irá seguir orientação do plano estadual de vacinação. Em breve o calendário será divulgado.