A Superintendência de Planejamento e Orçamento Estadual (Supoe), da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), finalizou, nesta segunda-feira (07), as oficinas de dimensão operacional com os órgãos públicos. Com o tema “Construção das ações, produtos e metas físicas e financeiras territorializadas”, as oficinas fazem parte da construção do Plano Plurianual (2024-2027) do Governo do Estado.
Representantes de diversos órgãos do executivo e demais poderes participaram dos encontros, divididos em eixos temáticos, como Justiça e Segurança; Piauí Produtivo; Infraestrutura e transição energética; Mudanças Climáticas; Gestão por resultados; Educação Inclusiva e de Qualidade; Saúde e Bem-estar e Redução das Desigualdades. As oficinas ocorreram na Escola Fazendária.
Segundo Caroline Rodrigues, gerente de planejamento da Seplan, o Piauí tem um diferencial em relação à elaboração do seu Plano Plurianual.
“Ele é construído integralmente dentro do seu sistema financeiro”, observa. “Isso nos proporciona a condição de monitorar e aperfeiçoar a execução ao longo dos próximos quatro anos”, completou.
O treinamento ressaltou para os técnicos como se constrói a ação orçamentária no sistema.
“Os órgãos já tiveram as oficinas para construir os objetivos e diretrizes. Agora a gente tá na capacitação para construir as ações orçamentárias, os produtos, as metas físicas e financeiras por território, considerando todo o trabalho feito até aqui, que é concretizado agora na dimensão operacional”, explicou a gerente de planejamento.