Nesta terça-feira, dia 14 de novembro de 2023, o Governo do Piauí realizará o lançamento de mais um projeto inovador para a área da Educação Ambiental, voltado à comunidade escolar da Rede Pública de Ensino do Estado. Será o ECO EducAÇÃO, um programa desenvolvido por meio da sinergia entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Secretaria da Educação (Seduc), atendendo à Política Estadual de Educação Ambiental (Lei nº 8.100/23). O evento de lançamento acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI), das 8h às 12h, e contará com a presença dos secretários das duas pastas: Daniel Oliveira e Washington Bandeira.
A iniciativa é prevista no programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí, e atende ao compromisso nº 5 do Governo do Estado, sob coordenação da pasta, que consiste em: Regulamentar a política estadual de Educação Ambiental (Lei nº 6565, de 30/07/2014) para a implementação da necessária sinergia entre a Semarh e Seduc. O público-alvo do programa abrange as Gerências Regionais de Educação (GREs) e toda a comunidade escolar das Escolas Públicas Estaduais do Piauí – direção, coordenação, administração, professores, alunos e pais de alunos.
O objetivo principal do projeto ECO EducAÇÃO é criar um planejamento de ações para a qualificação de professores e toda a comunidade escolar, para implantar a Educação Ambiental de forma integrada, permanente e contínua no Sistema de Ensino Público Estadual do Piauí. Para isso, a iniciativa será implementada em quatro eixos: capacitação de recursos humanos; desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações; produção e divulgação de material educativo; acompanhamento e avaliação.
Washington Bandeira, Secretário de Educação do Estado, comemora a parceria entre as pastas. “É uma parceria histórica entre Seduc e Semarh, com o objetivo de cumprir a meta do plano de Governo, que coloca a sustentabilidade como um dos seus principais eixos, um eixo transversal que deve envolver todas as secretarias e unidades do Governo, além de fortalecer todos os conhecimentos e a consciência da comunidade escolar e de toda a sociedade a respeito desse tema tão relevante”, afirma.
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, destaca que o programa vai tratar das políticas públicas com uma visão mais ampla de educação ambiental nas escolas, nas redes de ensino. “Os professores serão capacitados para garantir o máximo de resultados possíveis para as escolas e as regionais de educação”, disse. “O público será conscientizado de forma contínua e completa, para o fortalecimento dessa política pública tão essencial, para esta e as futuras gerações”, explica.
Para sua maior eficácia, o Programa será executado em cinco fases. São elas: i) planejamento e elaboração do plano de trabalho; ii) arranjo legal da sinergia; iii) capacitação; iv) produção e divulgação de material educativo; v) execução das ações educativas.